Ao ouvir um poema, as crianças desenvolvem a fantasia, a criatividade, o elemento lúdico. O poema tem carga afetiva, ritmo, rima, encanta as crianças desta idade. Deve-se lê-lo, portanto de forma a envolvê-las e alegrá-las, respeitando a entonação de voz, a expressividade ao falar, o ritmo.
Depois da leitura, convidar a criança a uma conversa sobre amizade. Pode-se instigá-la a responder às seguintes perguntas: “Por que é bom ter amigos? O que é ser amigo de alguém? Que coisas um amigo pode fazer para deixar você feliz? Um amigo pode, também, deixá-lo triste? Quando um amigo faz algo que você não gosta, deixa de ser seu amigo? Quem tem muitos amigos é mais feliz que as pessoas que só tem um? Existe alguém que não tem amigos? Um irmão, ou a mãe, podem ser nossos amigos? O que significa a palavra amizade? O que quer dizer uma amizade forte? O que significa a expressão ‘enche todo o coração’?”
Depois desta conversa, incentive a criança a fazer um desenho bem bonito para entregar para um dos amiguinhos ao retornar as aulas.
gostei do poema
ResponderExcluir